segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Curso gratuito do Bhagavad Gita



O Bhagavad Gita é composto por 700 versos e trata de temas muito atuais, ainda que tenha sido escrito há 5000 anos atrás. Seu conhecimento é eterno porque trata da alma espiritual e da função de cada indivíduo. Também ilumina sobre outros temas: alimentação saudável, relacionamentos pessoais e sociais, sobretudo o que é a verdade e o que é a ilusão.

Segundo as escrituras védicas, esta era se chama kali-yuga, a era do ferro, das desavenças e da hipocrisia. Somos seres vivos condicionados aos modos da natureza material, sofremos aflição proveniente de nossa falsa identificação com o corpo. Os apegos materiais são causadores de nossas frustrações; por isso, permanecemos em conflito interno, que é manifesto externamente na forma da proliferação de guerra, terrorismo, insegurança social e angústia, que causam doenças mentais, pânicos e descontentamentos.
Muitos pensadores, cientistas e filosofos liam o Bhagavad Gita diariamente e se completavam com as respostas dadas por Krishna no diálogo com Arjuna, seu discípulo e amigo. Nessa lista se encontram Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Henry David Thoreau, Albert Schweitzer, Aurobindo, Carl Jung, Herman Hesse, Ralph Waldo Emerson, Aldous Huxley, entre outros.

Ralph Waldo Emerson disse:
"Devo um dia magnífico ao Bhagavad-gita; o primeiro dos livros; é como um império que nos fala; nada pequeno nem depreciativo, muito pelo contrário, majestoso, sereno, consistente, a voz de uma inteligência antiga que em outra época e clima examinou e resolveu as mesmas perguntas que nos movem hoje".

Wilhelm Von Humboldt disse:
"O mais profundo e elevado que o mundo pode nos mostrar. Agradeço a Deus por me permitir viver tanto tempo para que pudesse ler o Bhagavad-gita".

Arthur Schopenhauer, entre outros, disse:
"A leitura mais educativa e elevada que se pode encontrar neste mundo".
Esta jóia da sabedoria universal manifesta em cada um de seus 700 versos sua supremacia filosófica e eloqüência literária. É como um grande enredo que se desenvolve didática e poeticamente, e nos ensina, e nos mostra a nos descobrir como realmente somos. Por isso, a necessidade de chegar com muito cuidado, com simpatia, com amor, com desejo de conhecer e compreender. O objetivo de enfatizar os versos chaves ao amigo leitor é guiá-lo a temas específicos que possam atrair sua atenção e curiosidade, pelo fluxo poético natural de uma idéia à outra, assim como a abelha voa e lambe o néctar entre tantas e maravilhosas flores transcendentais.
Como característica geral de nosso tema, o Bhagavad-gita é um poema filosófico composto de setecentos versos escritos em sânscrito originalmente. E é uma das mais importantes obras literárias e filosóficas conhecidas pelo ser humano.


Aproveite essa grande oportunidade de estudar a cultura indiana e a grande sabedoria védica.

Todas segundas | 19h | Gratuito
Rua Joe Collaço, 125 - Córrego Grande
(48) 3304.8457

Nenhum comentário:

Postar um comentário