quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Boletim Vrinda Novembro 2012


MÊS DE KARTIK: 
Estamos em um mês muito auspicioso. Um mês para meditar bastante, um mês de purificação. Milhares de devotos estão nestes momentos na Índia celebrando junto a muitos sadhus e mestres estes dias tão especiais.   
A seguir enviamos as datas importantes do mês que nos permitem conhecer um pouquinho mais sobre certos festivais que estão acontecendo e que unem muitos devotos do mundo a esta espiritualidade em diferentes pontos cardeais.


       

29 de Outubro a de Novembro: Sri Krishna Damodara


O mês de Damodara começou dia 30 de outubro de 2012. Neste tempo, canta-se todos os dias a canção Damodarastaka, que é uma meditação na forma infantil de Krishna e da relação amorosa materna com Deus, exemplificada por Yasoda, que faz o papel de mãe de Krishna.

Conheça a história de Damodara – Krsna sendo amarrado pelo amor puro de Sua mãe – contada pelo fundador do Movimento Hare Krishna clicando AQUI.



       

3 de Novembro: Desaparecimento de Sri Narottam das Takur.


Srila Narottam das Takur conhecido também como Maha-saya, mostour os sintomas de uma alma exaltada, um devoto puro de Deus. Tinha longos braços, tez dourada, umbigo profundo, olhos de lótus. Na escola Ele era muito destacado, tinha muita memória, sabia muito bem os Vedas, sânscrito e só almejava servir a Krishna. Era um estudante celibatário vitalício. Pela misericórdia do Senhor Nityananda e o Senhor Caitanya ele renunciou a sua família e correu até Vrindavana. Tomou iniciação com Lokanatha Goswami e Siksha de Sri Jiva Goswami. Percorreu toda Vrindavana. e depois foi a Jaganatha Puri. Em KETURGRAM organizou o primeiro Gourapurnima para honrar a Sri Caitanya Mahaprabhu. Com sua doce voz cantava HARE KRISHNA e todos os devotos choravam de êxtase. Sri Caitanya e associados se uniram a esse belíssimo kirtan e dança. Narottam das Takur escreveu muitas canções, poemas a Deus. Um de seus escritos mais destacados, o PREMA BHAKTY CHANDRIKA é: "Radha Krishna são minha vida e morte, eles sãos os donos de minha respiração. Ao cantar os nomes D´Eles e adora-los, alço o desço no oceano de Amor a Deus. Oro para ter esta concepção como o mais alto ideal". O samadhi de Sri Narottam das Takur fica no patio do templo de radha Gokulananda. 

 

7 DE NOVEMBRO: “ APARECIMENTO DE SRI RADHA KUNDA”




O Radha Kunda é a jóia mais elevada de todos os lila-sthanas (lugares de passatempos).
Radha Kunda é a lugar da mais elevada perfeição, pois somente no Radha Kunda, Radha Krsna desfrutam das melosidades mais extáticas de madhurya-rasa, com Suas amigas gopis mais queridas e íntimas. Por esta razão, o Radha Kunda é o supremos lugar, mais puro e mais santo, não só neste universo material mas também no céu espiritual.

O aparecimento do Radha Kunda assemelha-se aos aparecimentos de Sri Krsna e Srimati Radharani.

As três dormas do Senhor apareceram em astami (oitavo dia da lua).

Assim como Krsna apareceu a meia-noite, o Radha Kunda, sendo uma manifestação de Serimati Radharani, apareceu no mês de Kartika, que Srimati Radharani preside, na qualidade de Deidade regente.

Kartika é denominado o mês de Srimati Radharani. Portanto é apropriado que o Radha Kunda tenha aparecido no Seu mês.

No Radha-kundastami (dia do aparecimento do Radha Kunda, também chamado Bahulastami), no entento, Srimati Radharani reciproca com os devotos, abraçando-os amorosamente e banhando-os com o néctar líquido de Seu prema, em madhurya rasa.

"Neste dia, todos os devotos banham-se no Radha Kunda, para celebrar Seu misericordioso aparecimento neste mundo."

 


10 DE NOVEMBRO: RAMA EKADASI

JEJUM DE GRÃOS. Se deseja conhecer a historia de este ekadasi e saber os benefícios deste jejum CLIQUE AQUI

11 DE NOVEMBRO: Quebrar jejum de Ekadasi entre as 5h33min e 9h45min.



14 DE NOVEMBRO: Govardhan Puja. Pode observar jejum até o entardecer.



Sri Govardhan Puja 
O semideus Indra quis desafiar a Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, e enviou uma chuva muito forte por uma semana para que as pessoas adorassem a ele e não a Krishna. Mas Krishna levantou com seu dedo mindinho esquerdo a colina de Govardhan por todo esse tempo, dando proteção aos cidadãos da cidade. Indra ficou envergonhado por seus desafios invejosos e pediu perdão a Krishna por seu atuar, implorando ser abençoado.




17 DE NOVEMBRO: Desaparecimento de Srila Prabhupada.
Pode observar jejum até o meio dia.



Srila Prabhupada nasceu em Calcutá em 1896 e partiu deste  mundo em 1977. Ele é uma alma santa que trouxe a Consciência de Krishna da Índia ao Ocidente.  Com sua idade avançada viajou em barco por um mês sofrendo vários ataques cardíacos para entregar a mensagem Divina. Em 12 anos percorreu o mundo inteiro deixando mais de 108 templos. Neste dia se celebra sua chegada ao mundo espiritual.
 


 


23 DE NOVEMBRO: UTTAMA EKADASI

JEJUM DE GRÃOS. Para saber mais sobre esta história CLIQUE AQUI.

24 DE NOVEMBRO: Quebrar jejum entre 6h39min e 9h47min.



 ATIVIDADES VRINDA ASHRAM

Queridos amigos lembramos que fazemos atividades diárias com meditação, leitura dos livros sagrados e cânticos.

DOMINGOS
Festival Indiano a partir das 18h com mantra meditação, Bhajans, Palestra sobre a filosofia Védica, apresentações artísticas e um delicioso Jantar Vegetariano.

ACADEMIA VAISNAVA
Aos domingos acontece o curso do Bhagavad Gita com Goura Hari das a partir das 16h, muito bom, apareçam!
As quintas-feiras, grupo de estudos "Gouramrta", estudando os ensimantos e vida de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Astrologia Karmica, faça seu MAPA ASTRAL e veja como aproveitar suas boas tendencias. Elaboração e Interpretação por Aditi dd.

YOGA INBOUND
Agende sua aula gratuita e sinta os benefícios da prática de Yoga e faça uma viagem no interior do seu ser. Mais infos acesse: yogainboundfloripa.blogspot.com

REVOLUÇÃO DA COLHER.
Ativismo por um mundo melhor e proteção animal.
Sexta-feira (23/11) as 19h vamos assistir o doc MONJE REVOLUCIONARIO com pizza :)


Toda esta programação funciona na Vrinda Ashram, 
Rua São Judas Tadeu, 243 José Mendes. 33048457 



NAMA KRIPA MANDIR
Sábados: encontros de meditação, espiritualidade e cultura no NAMAKRIPA MANDIR a partir das 18h, End. Ria José Maria da Luz 63 casa 2. José Mendes 37335053 / 84096333
FESTIVAL DE GOVARDANA PUJA NO NAMA KRIPA
DIA 14/11 QUARTA-FEIRA A APARTIR DAS 18H


RIO VERMELHO
Ultimo Sábado de cada mês programas indiano no Rio Vermelho
Rua Nascente do Rio Vermelhor, ao lado direito da casa 413



Obrigada pela atenção!
Espero que aproveitem muito desse conhecimento espiritual.
  
Acesse as Webs da Missão Vrinda em Santa Catarina .


Grupo Vrinda Floripa Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário